Parceria entre UEPB, STTP e Secretaria de Educação capacitará professores da rede municipal em cidadania no trânsito

Parceria entre UEPB, STTP e Secretaria de Educação capacitará professores da rede municipal em cidadania no trânsito

- em Notícias

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) firmou parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e com a Secretaria de Educação de Campina Grande para capacitar os professores do Ensino Fundamental do Município no que se refere à Educação para o Trânsito. O convênio foi assinado na manhã desta segunda-feira (11) pelo reitor Rangel Junior; pelo superintendente de Trânsito e Transportes Públicos, Félix Neto; e pela secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, em ato no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó.

Através desta iniciativa, os professores de Ensino Superior da UEPB estarão habilitados a repassar conteúdos aos professores da rede pública municipal, contribuindo de forma conjunta para uma formação transdisciplinar que possa levar à sala de aula todo o conteúdo relativo à paz no trânsito. Acompanharam a formalização do convênio o pró-reitor de Extensão da UEPB, José Pereira da Silva; a professora Adalgisa Rasia, da assessoria técnica da PROEX; e Laura Lins, do setor de licitação da STTP.

O reitor Rangel Junior lembrou que a Universidade já vem, há alguns anos, acumulando conhecimento no que se refere à Educação para o Trânsito, devido a um convênio de longo prazo firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e que esta experiência permitiu a manutenção de um bom quadro de pessoas nas diversas áreas do conhecimento, agora dotadas também de boa formação na área de trânsito. “É sempre importante para a UEPB desenvolver essas parcerias, para contribuir com a cidade e com a educação do município. Agora, haverá também um trabalho com os professores da rede pública municipal para que eles atuem na formação de crianças em relação a atenção no trânsito e preservação da vida”, destacou.

O superintendente Félix Araújo Neto ressaltou que a STTP tem a obrigação de atuar em três frentes principais: Fiscalização, Engenharia e Educação, encontrando nesta última uma forma de investir, em parceria com a UEPB e com a Secretaria de Educação, na formação dos professores para que possam ser multiplicadores de toda informação atrelada à Educação no Trânsito.

Já a secretária Iolanda Barbosa destacou a relevância da Educação para o Trânsito ser repassada de forma transdisciplinar em sala de aula, atrelada a outras disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, por exemplo. “Os professores terão acesso a um conteúdo específico, mas que pode ser trabalhado com outras ciências, sempre girando em torno de uma questão transversal a elas, que é a segurança, proteção e valorização à vida, ações de cidadania e de direitos humanos”, complementou.

Entre as ações do convênio estão atividades que buscam compreender o trânsito como necessidade e direito de todos de locomover-se no espaço; adotar o trânsito como um espaço importante de convivência social para estabelecer relações de respeito mútuo e cooperação; avaliar a relação existente entre o trânsito e a poluição atmosférica, sonora e visual, criando e apoiando políticas de preservação ambiental; e promover o atendimento qualificado direcionado à comunidade pedagógica em conformidade com as necessidades locais.

Fonte: sttpcg.com.br

Data: 11/06/2018

Comentários com o Facebook